Em 1909, Pierre Denis publicou “O Brasil no Século XX”, talvez a obra de síntese mais profunda sobre a sociedade, economia e economia política do Brasil no início do século XX – embora curiosamente o livro seja quase esquecido hoje. O livro foi resultado da viagem que Denis fez pelo Brasil em 1907, aos 24 anos. Os capítulos tratam de geografia ao câmbio, de grupos sociais ao sistema político, e ainda por cima integram regiões e estados ao quadro geral do país.
Tendo consultado livros de contas de fazendas de São Paulo, Denis descreve a complicada remuneração dos colonos e pergunta: “Com esse importante elemento essencialmente variável, como podemos estimar os rendimentos anuais do colono”? Ou ainda: estimando em pelo menos 1/3 o número de colonos que trocavam de fazenda anualmente ao final da colheita, Denis observa que “[a] instabilidade do trabalho agrícola é a característica mais marcante da vida rural no estado de São Paulo”. E sobre as dificuldades de acesso à terra, Denis nota que,”enquanto produtor de café, o estado de São Paulo continua sendo talvez o exemplo mais claro no mundo de um país de grandes proprietários.”
As edições de 1911 no original (“Le Brésil au XXe siècle”) e e em inglês (“Brazil”) do livro de Pierre Denis estão disponíveis no Internet Archive.
(Versão no twitter)