Pierre Denis e o Brasil em 1909

Em 1909, Pierre Denis publicou “O Brasil no Século XX”, talvez a obra de síntese mais profunda sobre a sociedade, economia e economia política do Brasil no início do século XX – embora curiosamente o livro seja quase esquecido hoje. O livro foi resultado da viagem que Denis fez pelo Brasil em 1907, aos 24 anos. Os capítulos tratam de geografia ao câmbio, de grupos sociais ao sistema político, e ainda por cima integram regiões e estados ao quadro geral do país.

Tendo consultado livros de contas de fazendas de São Paulo, Denis descreve a complicada remuneração dos colonos e pergunta: “Com esse importante elemento essencialmente variável, como podemos estimar os rendimentos anuais do colono”? Ou ainda: estimando em pelo menos 1/3 o número de colonos que trocavam de fazenda anualmente ao final da colheita, Denis observa que “[a] instabilidade do trabalho agrícola é a característica mais marcante da vida rural no estado de São Paulo”. E sobre as dificuldades de acesso à terra, Denis nota que,”enquanto produtor de café, o estado de São Paulo continua sendo talvez o exemplo mais claro no mundo de um país de grandes proprietários.”

As edições de 1911 no original (“Le Brésil au XXe siècle”) e e em inglês (“Brazil”) do livro de Pierre Denis estão disponíveis no Internet Archive.

(Versão no twitter)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s