Pesquisas em Andamento
- Polos à Parte: Uma Perspectiva de Longo Prazo sobre Desigualdade, Industrialização e Instituições do Mercado de Trabalho no Brasil e Suécia
Estudo comparativo sobre salários, produtividade e instituições do mercado de trabalho no Brasil e Suécia desde o final do século XIX até os anos do pós-II Guerra Mundial, reunindo pesquisadores da Universidade de São Paulo, Universidade de Gotemburgo e Universidade de Lund, Suécia. O projeto é apoiado e financiado pelo programa CAPES/STINT de colaboração acadêmica internacional (2015-2019).
- Desigualdade e Instrução Primária em São Paulo, 1835-1920
Análise sobre as origens e causas do atraso da instrução primária no Brasil durante o Império e as décadas iniciais da República, a partir do caso de São Paulo e tendo como contexto a América Latina e os países líderes na educação básica do período. A pesquisa enfatiza o papel do regime constitucional, das finanças públicas e da economia política tanto na organização das instituições educacionais quanto nos resultados em termos de taxas de matrícula e despesas públicas da instrução primária em São Paulo e no Brasil.
- Patentes e atividade inventiva no Brasil, 1830-1913
Construção de séries estatísticas de patentes registradas no Brasil na segunda metade do século XIX e início do século XX e análise das patentes como indicadores de atividade inventiva nas primeiras décadas da industrialização brasileira.
- Estrutura Agrária e Desigualdade: O Estado de São Paulo no Início do Século XX
Estudo sobre a as características da estrutura agrária e a concentração da propriedade agrícola em São Paulo nas primeiras décadas do século XX, utilizando censos agrícolas.
- Desigualdade e Distribuição de Riqueza: Estado de São Paulo, 1850-1920
Evolução da distribuição da riqueza a partir de inventários post-mortem em municípios representativos do estado de São Paulo durante a expansão cafeeira na segunda metade do século XIX e início do século XX.