Documentos da Fazenda Ibicaba

Um projeto importantíssimo de digitalização dos arquivos da fazenda Ibicaba, uma das mais importantes da expansão cafeeira em São Paulo, pode ser agora acompanhado passo a passo pelo twitter, em @IbicabaP. O projeto é idealizado e coordenado por Bruno Witzel de Souza (Universidade de Göttingen) e Leonardo Gardenal (Pesquisador), contando com o apoio financeiro do Modern Endangered Archives Program, da Biblioteca da UCLA.

O projeto “Labor, Livelihood, and Immigration in a Brazilian Plantation: the Archives of Ibicaba Farm (1890-1970)” irá digitalizar nos próximos meses mais de 200 livros de registros da fazenda Ibicaba entre 1891 e 1970, abrangendo contabilidade, contratos de trabalho, produção e remuneração dos colonos, serviços e outras atividades. E mais importante, os documentos digitalizados ficarão posteriormente disponíveis online para todos os interessados.

A fazenda Ibicaba é localizada no atual município de Cordeirópolis, antes parte de Limeira, São Paulo. Ibicaba foi uma das pioneiras na introdução de imigrantes europeus nas fazendas paulistas a partir da década de 1840, em plena época de domínio do trabalho escravo. Recentemente, os 200 anos da fazenda foram lembrados e avaliados por historiadores e outros estudiosos em um Colóquio em Cordeirópolis, conf. aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s