Jornal do Brasil histórico

Já falei em outras oportunidades sobre jornais digitalizados como fontes de pesquisa em história econômica (ver aqui e aqui). Além do Ultima Hora que foi digitalizado (parcialmente) pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, outro arquivo histórico de um jornal muito importante, o Jornal do Brasil, está agora disponível online – veja aqui. Desta vez quem prestou o serviço altamente relevante de utilidade pública foi o Google, como tem feito com outros jornais pelo mundo afora, como já comentamos antes e, especificamente, sobre o exemplo do New York Times.

O acervo digitalizado do JB começa na prática na década de 1930, pois há apenas 3 exemplares para consulta nas décadas de 1890 e 1910, infelizmente. Mesmo dos anos 1930 em diante, há várias edições diárias que não estão disponíveis.  Ainda assim,  o que pode ser consultado já é o bastante para facilitar enormemente a vida dos pesquisadores.

As opções de pesquisa são funcionais. Há a opção de visualizar o acervo por década, ano, mês e dia, sendo também possível pesquisar o exemplar de uma data específica, de uma maneira bem flexível.

Mesmo com os exemplares que faltam, um pesquisador interessado em acompanhar, por exemplo, a evolução da crise iniciada em 1929, ou os efeitos da II Guerra Mundial ou ainda os anos do desenvolvimentismo na década de 1950, entre outros tantos períodos e temas, tem um material interessantíssimo à disposição, podendo guardar as visitas aos arquivos para outras fontes preservadas ainda de uma forma tradicional.

Um comentário em “Jornal do Brasil histórico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s