Já falei em outras oportunidades sobre jornais digitalizados como fontes de pesquisa em história econômica (ver aqui e aqui). Além do Ultima Hora que foi digitalizado (parcialmente) pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, outro arquivo histórico de um jornal muito importante, o Jornal do Brasil, está agora disponível online – veja aqui. Desta vez quem prestou o serviço altamente relevante de utilidade pública foi o Google, como tem feito com outros jornais pelo mundo afora, como já comentamos antes e, especificamente, sobre o exemplo do New York Times.
O acervo digitalizado do JB começa na prática na década de 1930, pois há apenas 3 exemplares para consulta nas décadas de 1890 e 1910, infelizmente. Mesmo dos anos 1930 em diante, há várias edições diárias que não estão disponíveis. Ainda assim, o que pode ser consultado já é o bastante para facilitar enormemente a vida dos pesquisadores.
As opções de pesquisa são funcionais. Há a opção de visualizar o acervo por década, ano, mês e dia, sendo também possível pesquisar o exemplar de uma data específica, de uma maneira bem flexível.
Mesmo com os exemplares que faltam, um pesquisador interessado em acompanhar, por exemplo, a evolução da crise iniciada em 1929, ou os efeitos da II Guerra Mundial ou ainda os anos do desenvolvimentismo na década de 1950, entre outros tantos períodos e temas, tem um material interessantíssimo à disposição, podendo guardar as visitas aos arquivos para outras fontes preservadas ainda de uma forma tradicional.
[…] provisório, conforme diz o site) e o Última Hora (ver outros posts sobre arquivos de jornais aqui, aqui e […]