No Brasil, ainda são poucos os estudos de história econômica que incorporam as condições sociais que influenciaram a industrialização ou dela resultaram. Em parte isso se deve à relativa ausência de dados quantitativos e qualitativos, mas só em parte. A própria ausência de dados às vezes já revela a pouca importância dada pela historiografia quando o assunto é, por exemplo, educação, salário, padrão de vida e distribuição de renda.
Mas além dos dados que ainda precisam ser pesquisados, há recursos visuais e gráficos interessantes que podem ajudar a despertar o interesse pelo assunto. Por exemplo, uma das medidas sintéticas das condições sociais existentes nos países em relação ao desenvolvimento econômico é simplesmente a comparação entre as taxas de mortalidade infantil e os níveis de renda per capita. Essa relação em termos internacionais é mostrada de forma muito atraente por uma figura do Gapminder.
Mais interessante ainda é o Gapminder World, que utiliza gráficos dinâmicos para visualizar a evolução histórica de indicadores econômicos e sociais de vários países. Basta escolher os países e compará-los em relação a diversos indicadores que são selecionados nos eixos do gráfico.
Como ilustração, selecione no gráfico do Gapminder World: a) Brasil e Argentina na coluna esquerda (“select”); b) “life expectancy at birth” (no eixo vertical) e “income per person – PPP” (no eixo horizontal). Depois clique em “play”.