Uma novidade na área da pesquisa no Brasil tem sido a iniciativa de digitalizar arquivos históricos valiosos, por parte de vários órgãos públicos. Um fato interessante é que tais iniciativas são geralmente pouco divulgadas e muitos pesquisadores, entre outros potenciais interessados, não têm conhecimento delas. Um outro fato que chama a atenção é que a maior parte dos projetos de digitalização de fontes primárias tem sido realizada fora da universidade.
Um bom exemplo é o projeto da biblioteca da Câmara dos Deputados, que digitalizou o riquíssimo acervo de seus diários e anais desde 1823 (!). Esses documentos são muito importantes para a pesquisa em vários temas da história econômica e social brasileira, como por exemplo política econômica, atuação de sindicatos, educação e as atitudes de grupos sociais e de interesse em geral. Entre as fontes que podem ser consultadas encontram-se os Anais do Congresso Constituinte de 1890/91, das Assembléias Constituintes de 1933/34 e 1946, e os Diários e Anais da Câmara dos Deputados desde 1881 até 2008.
O mecanismo de consulta é bastante eficiente. Entrando na página inicial, basta selecionar a “coleção” e, dependendo do documento, o link “Pesquisa anual – Calendário” (no caso dos Diários e Anais da Câmara) ou o grupo de documentos e “pesquisa calendário anual” (no caso das Assembléias Constituintes). Depois é só escolher o ano desejado e selecionar o dia do mês, em um calendário que mostra todas as datas em que há documentos disponíveis (ver aqui um exemplo). Esse recurso permite ter uma visão de conjunto do material a ser consultado, facilitando a pesquisa. Há também a opção de busca com uma data específica a ser inserida pelo interessado.
Apenas uma dica para finalizar: os campos de busca por data e por calendário somente aparecem no Internet Explorer, o que faz com que os usuários do Firefox (como eu) e Chrome, por exemplo, sejam obrigados a utilizar o navegador da Microsoft. Quem sabe no futuro os adeptos do opensource possam ter mais opções neste excelente site da Câmara.
[…] notícia aos historiadores econômicos em matéria de fontes digitalizadas – ver também aqui e aqui. A dica é do Michel Marson, aluno do doutorado em Economia da FEA. Desta vez, a revista […]
[…] notícia para os historiadores econômicos em matéria de fontes digitalizadas – ver também aqui e aqui. A dica é do Michel Marson, aluno do doutorado em Economia da FEA. Desta vez, a revista […]